Readers_corner
Cantinho de Leitura

Lidando com Pessoas Caladas e Introvertidas

Maria Fontain
RSS - Pontos de Vista Mude o Tamanho do Texto Aumentar Fonte  Diminuir Fonte  Restaurar Fonte
RSS - XML Feed - Link para ser usado no seu agregador de notícias

P: Como posso ajudar uma pessoa que tem dificuldade para se abrir e se comunicar?

R: A maioria das pessoas que são muito caladas e introvertidas não quer ser assim. Elas sabem que precisam ser mais livres e não querem ficar atrás dos muros que construíram ao seu redor, mas precisam de alguém que seja gentil e compreensivo para as ajudar a se abrirem para os demais. Se você tiver um interesse sincero e amor pelas pessoas terá que aprender a fazer com que saiam de si mesmas e se comuniquem.

Uma maneira é fazendo perguntas. “Parece que está tendo um dia difícil. Está tudo bem?” E se responderem: “Não, é problema meu. Prefiro não falar sobre isto,” você poderia dizer algo do tipo: “Seria bom se falasse, porque eu gostaria muito de ajudar, se puder.” A maioria das pessoas vai se abrir e ser mais específica se você demonstrar que está realmente preocupado com elas e com o que estão passando. É algo que querem fazer, mas precisam de ajuda. A Bíblia diz: “Como águas profundas é o conselho no coração do homem: mas o homem de inteligência o tirará para fora” (Provérbios 20:5).

Algumas pessoas são criadas para acreditarem que deixar transparecer as suas emoções ou falar demais sobre o que pensam é um sinal de fraqueza e, em conseqüência disso, nunca desenvolvem a habilidade de manter uma conversa significativa com outra pessoa. Nunca aprenderam a falar abertamente com outra pessoa e têm dificuldade em achar as palavras para falar.

Outras têm medo de mostrar o que pensam ou sentem. Não querem correr o risco de serem rejeitadas ou magoadas se uma outra pessoa discordar delas.

Outras ainda têm a atitude de que falar não vai adiantar nada, então por que se incomodarem? Talvez em algum dado momento tenham tentado falar com outra pessoa, mas sem sucesso e, por isso, simplesmente desistiram.

E há os que pensam que não têm nada a oferecer aos outros. Acreditam que as suas idéias não têm valor. Sofrem de um complexo de inferioridade que faz com que retenham os seus comentários e opiniões.

Problemas emocionais e medos como esses nos mantêm num nível superficial de comunicação. Mas amor, compreensão, paciência e um ouvido amigo podem nos livrar de tais atitudes negativas e limitadas para que possamos passar para níveis de comunicação mais profundos e significativos.

Sem tags no artigo.

Você está enviando: Cantinho de Leitura - Lidando com Pessoas Caladas e Introvertidas

Seu nome

Seu e-mail

Enviar para (e-mail)

Comentário para seu amigo

Assinaturas

Cadastre seu e-mail e receba regularmente uma variedade de leituras inspiradoras e fortalecedoras, notícias do nosso trabalho e as novidades de nosso site.
Cadastrar e-mail